O QUE É A HIPNOTERAPIA?

A hipnoterapia é uma forma de psicoterapia que utiliza a hipnose. A hipnose é tão antiga quanto a própria humanidade e nas culturas antigas era usada na cura de doenças.

A hipnose é um estado ampliado de consciência, caracterizado por um estado de relaxamento profundo que permite ao paciente manter-se consciente e focar a sua atenção e concentração num ou noutro assunto. A percepção de tudo o que está fora do foco de atenção diminui e até a noção do tempo se modifica. Neste processo a pessoa é levada a pensar sobre si mesmo e por si mesmo. 

Assim e à luz da Hipnose Eriksoniana, podemos dizer que nas nossas rotinas diárias entramos muitas vezes em transe hipnótico sem nos darmos conta. Por exemplo: quando conduzimos e chegamos ao nosso destino sem sequer nos lembrarmos de como ali chegámos, os detalhes do percurso, etc. A nossa mente estava apenas focada nos nossos pensamentos, abstraindo-se do ruído exterior.

Podemos dizer que se trata de uma meditação guiada. Estamos conscientes do lugar onde nos encontramos, podemos sair desse estado se quisermos e vamos lembrar-nos sempre do que nos foi dito.

O hipnoterapeuta, utilizando a hipnose, conduz o seu paciente de forma segura (através de sugestões), a aceder às memórias do subconsciente que o limitam e o aprisionam, levando-o à sua autocompreensão, bem como ao acesso e alívio dos conflitos internos do presente e do passado, com vista ao restabelecimento da sua saúde física e mental.

Neste processo o hipnoterapeuta é apenas um guia, e o êxito dos resultados terapêuticos dependerá da entrega e do compromisso do paciente para com a terapia.

Cada pessoa tem o seu próprio processo, com experiências individuais diferentes, dependendo do seu arquivo subconsciente.

 

Wave

DÚVIDAS

  • O que é a hipnose?

       É uma ferramenta utilizada pela hipnoterapia.

 

  • O paciente está sempre consciente?

        Sim. O paciente está sempre consciente de si e com atenção focada. Poderá sair do transe hipnótico se o desejar.

  • Posso ficar dependente da hipnose?

        Não existe qualquer tipo de dependência.

 

  • Podemos dizer que a hipnose é igual ao sono?

        Não. A hipnose não é igual ao sono. É um relaxamento em forma de alerta.

 

  • A hipnose é prejudicial à saúde? Pode causar danos?

       Não. A hipnose não é prejudicial à saúde, desde que utilizada por profissionais competentes. Pode ser perigosa se aplicada indevidamente e sem cautela. Por isso exige a formação correta         do profissional, preparação e habilitação reconhecidos.

  • Posso confiar no hipnoterapeuta?

       Sim. O hipnoterapeuta irá conduzi-lo de forma segura e tranquila à sua cura interior.

  • E se acontecer alguma coisa ao hipnoterapeuta e eu deixar de o ouvir?

        Ao deixar de ouvir a voz do hipnoterapeuta, o paciente interrompe o relaxamento induzido e despertará naturalmente.

COMO CURAR ATRAVÉS DA HIPNOTERAPIA

Identificar a origem

Apagar registos negativos

Ativar a energia da cura

PERDOAR

Modificar comportamentos

cura

Sem perdão não há cura!

Ao longo dos tempos muitos estudos foram feitos sobre a importância da hipnoterapia e da sua eficácia no tratamento terapêutico.

 Dr. Alfred A. Barrios, PHD em Psicologia Clínica pela Universidade da Califórnia e considerado um dos pioneiros na área da medicina corpo-mente, após um estudo (anos 70) sobre técnicas psicoterapêuticas concluiu que:

93%

dos pacientes recuperaram após 6 sessões de hipnoterapia

72%

dos pacientes recuperaram após 22 sessões de terapia cognitivo-comportamental

38%

dos pacientes recuperaram após 600 sessões de psicanálise

Título 1